Indústria 4.0: A nova revolução industrial!

Robôs Colaborativos
O que é um robô colaborativo?
19 de abril de 2017
Exibir tudo
Indústria 4.0

Indústria 4.0: A nova revolução industrial – A indústria 4.0 é um projeto no âmbito da estratégia de alta tecnologia, desenvolvida pela ciência e governo da Alemanha. O objetivo dessa nova revolução, é promover a manufatura, transformando assim o chão de fábrica manual em um novo conceito, fazendo com que o mouse substitua cada vez mais a chave de fenda em 90% das organizações.

     Nos EUA, foi desenvolvido a organização SMLC (Smart Manufacturing Leadership Coation), onde a mesma atua sem fins lucrativos, e é formada pelos principais profissionais da produção, sendo eles fornecedores, empresas de tecnologia, universidades, etc.

     Essa coligação, que em português significa Coalizão da Liderança para manufatura inteligente, tem por objetivo permitir que as partes interessadas da indústria de transformação possam atuar de maneira colaborativa dentro do desenvolvimento das abordagens, normas, plataformas e infraestruturas compartilhadas que facilitam a ampla adoção da inteligência de fabricação.

    A indústria 4.0 vem tomando uma grande proporção no mundo da produção. Basicamente os chãos de fábrica estão sendo cada vez mais automatizados, isso tudo com o objetivo de chegar à fábrica inteligente (Smart Manufacturing), que tem como característica a capacidade de adaptação, a eficiência dos recursos e ergonomia, bem como a integração de clientes e parceiros em processos de negócios e valores.

    Especialistas acreditam que a indústria 4.0 seja a também conhecida como a quarta revolução industrial, e que o desenvolvimento da mesma poderá ser realizada no período de uma década. Portanto, o desenvolvimento da nova indústria aumentará substancialmente a complexibilidade tecnológica dos processos de agregação de valores, ainda mais comparando-se com a situação atual que se encontra.

    Para que a nova revolução industrial aconteça, é urgentemente necessário o desenvolvimento de ferramentas de software, adequadas para projetar e construir instalações e sistemas relevantes. Logo, as indústrias atuais também deverão se capacitar para receber tal tecnologia.

   Neste projeto da indústria 4.0, tudo está interligado através de chips RFID e com a ajuda de sensores. Essa integração perfeita só será possível com a existência, simultaneamente, tanto como um modelo físico e como um modelo virtual. Por exemplo, produtos, opções de transporte e ferramentas irão se comunicar uns com os outros, e serão organizados com o objetivo de melhorar a produção global mesmo além dos limites de empresas individuais.

   Dessa forma, o planejamento da organização em relação ao trabalho manual, deverá ser bem esclarecido. É necessário que a organização esclareça onde as pessoas estarão situadas dentro do processo de produção futuro, e como a interação entre pessoas e máquinas ocorrerá.

Dentro deste contexto a ROBOTER iN está preparada e totalmente envolvida com a questão da formação profissional para equipar a próxima geração da indústria.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *