Paletização Robótica

Soldagem Robotizada na Industria Automobilística
Soldagem Robotizada na Industria Automobilística
5 de junho de 2018
Robôs Manipuladores
16 de agosto de 2018
Exibir tudo

Paletização Robótica

Paletização Robótica

Não é novidade que os robôs vieram para revolucionar o cenário da automação industrial, com isso, as integradoras buscam pelas melhores soluções para o ramo industrial.

Os robôs são utilizados com a possibilidade de trabalhar em diversas operações industriais. Algumas células robotizadas possuem a aplicação de soldagem, pintura, usinagem e com a aplicação de paletização, que é uma das aplicações no Brasil que está sendo muito procurada por fábricas de bens de consumo e bebidas e alimentos.

A paletização robótica tem o objetivo de deslocar e empilhar produtos nos paletes de uma forma altamente eficiente. O processo de paletização é então otimizado, considerando-se o que a paletização robótica pode contar com robôs programados adequadamente para atender exatamente ao ritmo da produção de uma determinada empresa.

A operação de paletização costuma ser um posto de trabalho com diversos problemas de segurança e ergonomia ao operador. Muitas empresas como as do ramo alimentício, possuem cargas com mais de 50kg por produto, fazendo com que os colaboradores tivessem que pegar manualmente sacos de grãos por exemplo, ao fim do percurso da linha de produção.

Além disso, nem sempre é possível a instalação de um manipulador automático tradicional devido ao pequeno espaço de layout. Esses problemas são alguns dos que são solucionados com a escolha de robôs industriais.

A paletização de mercadorias pode ser feita através de robôs convencionais ou até mesmo com os atuais robôs colaborativos.

Vantagens do uso de robôs para paletização

Algumas vantagens da utilização de robôs convencionais ou colaborativos nas indústrias, são:

– Diminuição de processos trabalhistas por segurança e saúde dos colaboradores envolvidos;

– Alta produtividade: O robô pode operar 24 horas por dia, sem pausas.

– Economia operacional: o uso de robôs acaba tendo um pay-back rápido nesta aplicação.

– Diminuição dos riscos de falhas: os robôs são extremamente seguros e não “se cansam”. Isso faz com que o trabalho feito com esta automação seja totalmente eficaz e seguro. Embora existam muitos funcionários altamente competentes e capazes de executar a paletização manual, ainda assim ele está sujeito a falhas, considerando-se o fator humano. Quando utilizamos um robô com uma programação bem pensada e definida, este risco é virtualmente eliminado.

Conclui-se então que com a paletização robótica pode-se obter uma série de benefícios, além da redução da mão de obra. Os funcionários que estariam realizando este trabalho podem ser realocados para outras funções onde há a real necessidade da presença humana.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *