Pintura robotizada está presente na indústria automotiva

Robôs Manipuladores
16 de agosto de 2018
Robôs Industriais
A revolução dos robôs industriais no mundo
3 de setembro de 2018
Exibir tudo

Pintura robotizada está presente na indústria automotiva

Pintura Robotizada

Todos nós sabemos que os robôs de uns anos para cá tem marcado presença nas indústrias e isso fica ainda mais evidente quando o assunto é a pintura automotiva, pois as empresas que fabricam carros querem uma pintura de qualidade e de confiabilidade e a utilização da pintura robotizada acaba sendo o mais viável.

A robótica tem sido grande aliada da indústria automobilística, pois como a pintura é um processo que tem como função principal o revestimento, mas engana-se quem pensa que é só isso, pois a pintura também é fundamental na hora de trazer melhora na coesão tanto do material quanto das propriedades que compõe a superfície das peças.

Sem falar que a pintura robotizada é imprescindível, pois forma uma barreira que protege contra a ação da permeação, da difusão ou da corrosão na superfície.

A pintura robotizada tem sido uma solução muito viável, pois a pintura era vista como um problema, mas com o emprego dos robôs, o êxito da ação chega muito próximo a 100% e isso traz confiança no desempenho das funções do robô.

Pintura robotizada a spray

Quando a pintura robotizada é feita com o emprego do spray, no manípulo do robô, juntamente com um dispositivo de fixação, é o local onde a pistola de tinta spray é fixada e isso serve para fazer com que a trajetória seja contínua, os movimentos sejam rápidos e o nível de repetibilidade pequeno.

As vantagens da utilização da pintura robotizada quanto a parte técnica são: maior flexibilidade da produção de produtos; a pintura fica mais precisa, robusta, rápida, uniforme e pode ser feita em ambientes hostis e o índice de qualidade aumenta enquanto que o número de peças rejeitas diminui significativamente.

Os benefícios quanto a parte econômica da pintura robotização são: o uso das unidades de produção intensiva é feito de forma eficiente, a produtividade aumenta, pois, as interrupções não acontecem mais e a preparação da fabricação também reduz.

Além de tudo isso, há diminuição do número de acidentes, os colaboradores não precisam mais estar em locais que trazem perigo a sua saúde, sem sofrer insalubridade, pois, o robô trabalha com segurança, sem sofrimentos e faz todo o serviço com uma maior agilidade, sem perder a qualidade.

Recorrer a pintura robotização é a melhor maneira de ter aumento não só na produtividade como também na qualidade do produto que é colocado no mercado, os colaboradores ficam seguros, pois não precisam mais realizar tarefas perigosas e difíceis e os custos caem de forma contundente.

A pintura robotizada também é boa para o meio ambiente, pois em alguns lugares, a lama de tinta é reaproveitada por outras empresas como combustível e isso ajuda o meio ambiente, pois um dos grandes problemas diz respeito ao descarte do resíduo.

No entanto, para que o robô apresente os resultados esperados, a programação deles é fundamental, tudo isso para que o equipamento apresente o bom rendimento que se espera dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *