A revolução dos robôs industriais no mundo

Pintura Robotizada
Pintura robotizada está presente na indústria automotiva
22 de agosto de 2018
Exibir tudo

A revolução dos robôs industriais no mundo

Robôs Industriais

O robô veio para mudar o cenário das máquinas dentro da revolução industrial.

Eles vieram com o conceito de trabalhar em conjunto do homem vs máquina, e isso acabou sendo muito positivo dentro das indústrias.

 

É verdade que os robôs estão ganhando cada vez mais espaço na indústria em todo o mundo. Mas quando se fala em liderança, o título fica com a Coréia do Sul, que tem, atualmente, a maior concentração de robôs industriais do planeta.

 

De acordo com a Federação Internacional de Robótica, o país asiático se destaca com nada menos que 531 robôs a cada 10.000 funcionários da indústria. Para efeito de comparação, é necessário que você saiba que a média global é de 69 a cada 10 mil colaboradores.

 

Para além dos números industriais, a Coréia do Sul também se destaca em outras áreas da robótica. No ano passado, engenheiros criaram um robô gigante de quatro metros de altura que poderia, muito bem, ser visto no filme Transformers.

 

“A indústria robótica surgiu como uma nova fronteira tecnológica que dará um novo impulso ao setor manufatureiro”, disse o ministro do Comércio, Joo Hyung-hwan, à agência de notícias Yonhap News.

 

Situação brasileira

 

Segundo a Agência Brasil, A situação brasileira está distante da média mundial. Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, em 2016 a proporção de robôs industriais para 10.000 trabalhadores era de 10, enquanto a média global na época era de 74 para esse mesmo número de empregados.

 

De acordo com dados da Federação Internacional de Robótica, em 2016 foram comercializados 1,5 mil robôs industriais no país, dentro de um universo global de 294 mil, uma participação de 0,005%. De acordo com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), hoje um percentual de 1,8% das empresas emprega algum tipo de automação. Na Alemanha, por exemplo, esse índice é de 10%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *