Robôs na automatização na indústria

Automatize os processos da sua empresa com a ROBOTER iN
10 de junho de 2021
Conheça a nossa história
28 de junho de 2021
Exibir tudo

Robôs na automatização na indústria

A história dos robôs começou no início dos anos 1940, mas foi somente em 1956 que o primeiro robô realmente existiu. Isso devido à “explosão” de tecnologia após a Segunda Guerra Mundial, quando George Devol e Joseph Engelberger firmaram sociedade com a empresa Unimation e construíram o primeiro robô, chamado Unimate. A partir disso, Joseph Engelberger ficou conhecido como o “Pai da Robótica” e um dos promotores do uso da robótica para a NASA.

Nos dias de hoje os robôs fazem parte da realidade e estão presentes na indústria, tralhando lado a lado à tecnologia. Eles são máquinas muito úteis e versáteis, podendo atuar em atividades perigosas. Dentro de uma empresa, por exemplo, os robôs são alternativas na atuação de áreas de risco ou até mesmo em atividades que necessitam de alto grau de precisão.⠀

A solução industrial robotizada tem como objetivos a redução de custos, o aumento do volume de produção e da segurança, entre tantos outros benefícios.⠀

Segundo estimativas, até 2023 os robôs irão substituir o trabalho de muitos cargos gerenciais, antes da operação.⠀

De acordo com o índice de engajamento de funcionários da Gallup, ainda sofremos com um problema muito grande de gestores que não estão engajando sua equipe. Em casos como esse, ter um chefe robô parece muito promissor!

Aqui entram os robôs colaborativos, também conhecidos como Cobots: máquinas criadas para interagir com os humanos em ambientes de trabalho. Esse termo foi criado no final dos anos 1990 e é a junção das palavras “colaboração” e “robot”. O mais interessante é que os Cobots foram criados para ajudar as pessoas, então a interação com os operários é fundamental. Eles são capazes de realizar tarefas de automação inimagináveis para um robô, conseguindo elevar a produtividade a outros níveis.⠀

São robôs articuláveis, fáceis de programar, muitas vezes leves, poupando espaço e facilmente realocados a múltiplas aplicações sem a necessidade de mudar o layout da produção. Além disso, executam trabalhos repetitivos e são ergonômicos.

Algumas marcas de robôs industriais oferecem modelos feitos sob medida para o seu ramo de atividades e a sua aplicação – ou desenvolvem um sistema de robô sob medida de acordo com as suas necessidades. Com tecnologias inovadoras e engenharia inteligente, oferecemos uma ampla gama de produtos.

A ROBOTER iN mantém constante desenvolvimento de novas tecnologias, visando nacionalizar e viabilizar a implantação do robô industrial em processos como o de polimento, até então dominados por fornecedores estrangeiros que inviabilizam a robotização de pequenas e médias empresas, devido ao seu alto custo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *