Soluções em Robótica Industrial

Célula de Inspeção Robotizada
28 de fevereiro de 2018
Exibir tudo

Soluções em Robótica Industrial

O que são os robôs?

 

Os robôs são máquinas bastante úteis e versáteis, possuem menções em atividades perigosas, insalubres e até atividades em lugares totalmente inacessíveis aos humanos, como análises de gases em crateras de vulcões.

Existem diferentes tipos de robôs, com diferentes estruturas para todos os tipos de aplicações. Todos possuem a mesma característica que é ser programado e controlado numericamente.

Muitos trabalham com uma plataforma de comando baseada em PC altamente confiável e de livre programação.

Sendo assim, programados para executar diversos tipos de aplicações, como de soldagem, manipulação de peças, montagem, pintura, carga e descarga de máquinas, etc.

 

Soluções para as indústrias

 

O robô é utilizado dentro das empresas e / ou indústrias, para atuar em áreas de risco ou até mesmo para atuar em atividades que necessitem de um alto grau de precisão. Logo, a automação industrial com robôs, é uma forma de solução com células robotizadas para diversas aplicações que proporcionam maior velocidade, precisão, segurança e continuidade ao processo de fabricação ou teste de produtos.

 

Os robôs industriais possuem a produtividade em altos níveis, tendo como objetivo uma estratégia de redução de custos de produção.

 

Muitas empresas de robóticas desenvolvem soluções em robótica industrial, projetam, fabricam, instalam e programam uma enorme gama de células robotizadas à fim de atender a demanda cada vez maior por automatização das linhas de produção. Todas as células devem atender os requisitos das normas vigentes NR10, NR12 e NR17, plenamente integradas ao processo de automação e segurança.

Muitos fornecedores desenvolvem também soluções do método “turn key”, com programação de CLPs, montagem, IHMs e variadas tecnologias relacionadas promovendo expressivos ganhos em produtividade e eficiência. No médio prazo, reduzindo também os custos fixos.

Com automação baseada em robô, é possível aumentar consideravelmente a produtividade da empresa e ainda tem a flexibilidade necessária para adequá-la à futuras modificações em seu produto, algo muito comum atualmente.

O aumento de produtividade ajuda as organizações a enfrentar efetivamente a queda de preços constante, sem comprometer a qualidade do produto.

Sendo assim, a solução industrial robotizada vem com o objetivo de reduzir custos, aumentar o volume de produção, menos despesas com custos fixos, maior segurança, dentre tantos benefícios.

Os robôs estão proporcionando muitas vantagens dentro das indústrias, e segundo a conceituada empresa de pesquisas Forrester, em 2021, cerca de 6% dos empregos atuais nos Estados Unidos serão eliminados pelo uso de robôs para estas tarefas. O especialista da Forrester Brian Hopkins, responsável pelo estudo, em 2021 uma grande onda de inovação iniciará, cortando muitos dos empregos realizados por humanos. “Os maiores impactos serão sentidos em setores como transporte, logística, atendimento e serviços para consumidor”, afirmou Hopkins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *