Ranking de Países que mais usam Robôs no Mundo
Boa parte da mão de obra em muitos países já é respondida por máquinas. Isso fica ainda mais evidente quando falamos da indústria automotiva e eletroeletrônica.
Um estudo da Federação Internacional de Robótica (IFR, na sigla em inglês) fez um cálculo da densidade de robôs industriais em muitos países calculando o número de máquinas para cada 10 mil trabalhadores da indústria em geral.
O Japão é o país que figura no topo da lista, pois para cada 10 mil trabalhadores, existem 306 robôs. Coreia do Sul e Alemanha estão logo atrás do Japão, pois as densidades são respectivamente 287 e 253 robôs.
A quantidade de máquinas nos três países citados acima superou a média quando comparado com as demais nacionalidades. Dados do estudo feito apontaram que a média de robôs para cada 10 mil trabalhadores é de 50.
Brasil ocupa 37ª posição em ranking de países que tem densidade inferior a 10 robôs para cada 10 mil trabalhadores
No ranking dos países com densidade inferior a 10 robôs para cada 10 mil trabalhadores, o Brasil fica na 37ª posição, ficando atrás de países como Tailândia, África do Sul, México, Indonésia e Argentina.
Apesar de estar em uma posição ruim, no ano de 2010 o Brasil adquiriu 640 robôs, gerando um crescimento comparado ao ano anterior de 29%. A automotiva é uma das indústrias que mais contratam no país os robôs, mais ao mesmo tempo tem contratado trabalhadores.
Ambas contratações evidenciam que o aumento das máquinas no mercado de trabalho não traz, necessariamente, uma ameaça aos profissionais, pois as contratações de trabalhadores também estão crescendo.
Conforme o IFR, no ano de 2010 foram comercializadas 118 mil unidades de robôs industriais ao redor do mundo e isso significou 47% a mais se comparado ao ano anterior.
Esse crescimento foi motivado pela recuperação da economia em todo o mundo após ter enfrentado o pior período da crise que afetou os Estados Unidos da América. Em 2011, a expectativa era que a indústria robótica mundial cresceu até 18% chegando a vender quase 140 mil unidades.
Tal ação é motivada pelo BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), pois eles devem aplicar dinheiro para que suas plantas sejam modernizadas com o objetivo de obter maior competitividade.
No período entre 2012 – 2014, a expansão esperada era de 6%, em média, considerando todas as vendas realizadas a cada um dos anos.
Conheça a Roboter iN uma empresa que desenvolve novas tecnologias
A ROBOTER iN mantém constante desenvolvimento de novas tecnologias visando nacionalizar e viabilizar a implantação do robô industrial em processos como o de polimento, até então dominados por fornecedores estrangeiros que inviabilizam a robotização de pequenas e médias empresas devido a seu alto custo.
Além disso, realizamos manutenção 24 horas, manutenção corretiva, manutenção preventiva, manutenção preditiva e serviços de treinamento.
Para saber mais, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe para entender como podemos te ajudar a tornar o sistema da sua empresa mais inteligente e, ainda, trazer maior eficiência em todos os processos.