Você vai robotizar algum processo? Saiba que o robô será um filtro para possíveis problemas existentes no seu processo atual!
Na atualidade, com a quarta revolução em andamento, a palavra ganho tem sido uma palavra chave numa reunião de diretoria na qual está sendo apresentado um projeto de implantação de uma célula robotizada, não é mesmo?
No entanto, os principais ganhos levantados com a robotização de algum processo são: menor tempo de ciclo, maior repetibilidade, menos riscos ergonômicos, aumento da produtividade, etc.
Contudo, pode-se sim, considerar que um processo robotizado trará ganhos relacionados a melhorias no processo atual.
Um grande exemplo se dá em um processo robotizado de dobra de peças onde ocorrem processos de cortes e estampagem antes de estar disponível para a manipulação e dobre através do robô.
Tendo em vista a precisão e a repetibilidade de um robô industrial e considerando que as peças são disponibilizadas para o robô de forma indexada, anula-se a possibilidade de qualquer variação na dobra. Portanto, se perceber alguma variação, fique atento, tudo indica que essa é decorrente do processo anterior.
Quando o processo é manual, operadores fazem ajustes que normalmente são desconhecidos das equipes de apoio como processos e engenharia (o que chamamos de fábrica oculta). Ao robotizar processos, a partir de uma variação encontrada em um dimensional, por exemplo, podemos encontrar vários problemas nos processos anteriores e dessa forma podemos propor melhorias eliminando problemas que eram desconhecidos antes da implantação do robô.
Logo, se sua empresa está estudando algum processo que queira robotizar, conte com a equipe da ROBOTER iN para auxiliar a encontrar ganhos e melhorar seus processos. Contamos com uma equipe altamente qualificada com os conhecimentos necessários nas diversas áreas da engenharia, equipe essa que poderá lhe ajudar a transformar exponencialmente seus resultados e lhe posicionar mais perto de um modelo de fábrica alinhada com a indústria 4.0.